terça-feira, 12 de outubro de 2010

20 a 24/Sep

Essa semana teve feriado de la Mercê na sexta feira, dia 24/Sep que é a Virgen de la Merced ou Mare de Déu de la Mercè Vendrell segundo a wikipédia. O fato é que as ruas estavam cheias de gente e que haviam muitas coisas pra fazer e pra conhecer.
Durante a semana algumas coisas que aconteceram foram a prova de espanhol da Maria Paula pra conseguir uma vaga aqui em Barcelona, a qual ela passou pra entrevista na semana seguinte :)
Na universidade a disciplina de biomateriais passou a ser ministrada em inglês, mas para minha alegria na semana seguinte voltou pro espanhol (ou castelhano). E eu encontrei o marido da minha orientadora, que além de debochar ao saber que eu estava estudando catalão (ele não é da Catalunya) ainda me recomendou um autor (que ele imaginava que eu já estava lendo, ou que fosse um nome que eu conhecesse). Busquei os artigos desse autor e descobri que eram todos em francês. Mas tudo bem né, estamos aqui pra aprender :P

Voltando às festas da Mercê na quinta a noite saimos para ir ao Parque de la Ciutadella, que a noite tinha apresentações de artes envolvendo luzes.

No caminho pro parque estacionamos a bicicleta bem em frente ao arco do triunfo.

E tinha luz mesmo. E na entrada e na saída haviam tapetes projetados, e pasmem, as flores se mexiam conforme a gente passava por cima.

Encontramos lá a Juliana, brasileira que conhecemos nas aulas de catalão. Estava com um amigo do Brasil, o Gustavo e o namorado Unai que é basco, mas fala português muito bem pois já morou na terrinha por seis meses.

E com esse povo fomos pra beira da praia para ver uma queima de fogos, que durou mais de 15 minutos. Depois fomos comer um kebab (eu já tinha comido em casa) e fomos para a Plaça de Sant Jaume para ver uma banda de flamenco num tributo a Camarón de la isla.

As fotos que o Fred e o Unai tiraram, com os sorrisos forçados de brasileiros, segundo o Unai.

E aqui uma foto do palco.

No dia seguinte fomos ver os Castellers, que são grupos que se empilham em torres humanas, tradicional aqui da Catalunya. Primeiro as cinco collas (grupos) de Castellers foram a Plaça de la Mercè, fizeram umas agullas e depois foram para a Plaça de Sant Jaume para as apresentações mais "perigosas". Esse trajeto é feito pelas ruas, acompanhado por bandas, alguns políticos, bunecões e dragões em meio a população.

Primeiro as agullas...

e depois a passeata e os "castelos". Essas crianças que sobem lá em cima tem que ter coragem né. Apesar que depois que a gente cresce que vai ficando mais medroso. Dava uma aflição ver esse pessoal tremendo.

Acabada a tensão fomos comer um bocadillo ou entrepá, que é um sanduiche numa baguete. E fomos visitar alguns museus ali perto.

No do Picasso num podia tirar foto, então só temos essas da parte externa de recordação. O museu tem bastante obras, principalmente do início da carreira de Picasso. Infelizmente o Arlequim estava emprestado, mas deu pra ver vários quadros interessantes e treinar o catalão lendo sobre a vida de Picasso nas paredes do museu (também tinha em espanhol e em ingles).

Depois visitamos ali bem perto duas mostras, uma de design e outra da américa do norte "pré-européia" que não podia fotografar também.

Fredão e eu na mostra de design.

Antes de ir pra casa ainda deu tempo de tirar essa foto dentro dessa igreja.

Fomos para casa pois iriamos a um aniversário que o Fred havia sido convidado. Saímos pra comprar bebida pra levar, e depois, quase na hora o nosso querido Fredão descobriu que o papel que ele tinha anotado o endereço da festa estava errado... tsc tsc. Pra não perder a noite, tomamos vinho e fomos a Plaça Espanya e depois para as Ramblas pra ver as festas pela parte mais movimentada da cidade. Depois voltamos de bicing pra casa, com medo da polícia parar com o bafômetro.

Algumas fotos da Plaça Espanya, o Fredão tava animadinho, e o Gaúcho sem beber num tava aguentando. rs
E ainda teve o sábado e o domingo, mas isso vai ficar pra próxima postagem