terça-feira, 19 de outubro de 2010

16 e 17/Out

Esse fim de semana "viajei" duas vezes. No sábado fui pra Badalona, que num é bem uma viagem pois é na "grande Barcelona", e se chega por uma das linhas de metrô. Então é quase barcelona ainda. E no domingo fomos pra montserrat. No sábado eu e o Fred, e domingo nós e o Gaúcho.
Pra Badalona fomos por causa do encontro de malabares de Badalona, evento que havia começado na sexta e ia até domingo.
Quando chegamos tava rolando uma oficina de malabares que não deu tempo de a gente entrar. Então ficamos num espaço comum, tipo um pátio de colégio, só que a céu aberto, onde havia gente fazendo todo o tipo de malabares, ali se podia trocar informações, ensinar e aprender, etc. Depois fizeram um campeonato de volei "maza" ali perto, ou volei com claves.

Os jogos foram bem engraçados, com alguns lances bons, mas não é muito fácil deixar a clave no ar por muito tempo. Pra quem não conhece o jogo, cada participante tem duas claves (no caso brancas) e há uma clave do jogo (que no caso era laranja pra diferenciar). Quem saca começa fazendo malabares com as tres e joga a do jogo pro outro lado. Quem recebe tem que receber numa mão, passar pra outra (fazendo malabarismo) e então passar a clave (pro outro lado ou pra algum companheiro). Caiu a clave do jogo é ponto pra alguém, e se o jogador deixar cair uma das claves ele num pode mais participar daquele ponto.
Aproveitei que tinha um monte de clave dando sopa, fiz amizade com o rapaz que pegou a colcha de retalhos que a mãe dele tinha feito pra fazer uma calça e peguei umas claves pra brincar. Tavam vendendo lá também, mas num deu coragem de comprar ainda. No brasil sai mais barato.
A noite houve a gala de circo, com 8 apresentações. Uma melhor que a outra, muito bom mesmo. Ai estão os artistas e abaixo você podem ver o rapaz que fez o número com o diabolô. Didac é o nome dele, e é da cidade de Balaguer, perto de Barcelona também. Errou um pouco no começo, mas fez umas coisas muito interessantes.


E esse foi o nosso sábado. Voltamos pra Barcelona e só.

Domingão... dia de dormir até mais tarde, certo? não exatamente.


Pegamos o sol acordando já no meio da estrada. A montanha de Montserrat fica a uns 50 ou 60 km de Barcelona e da pra ir de trem. Tem esse nome, pois foi onde encontraram a Mare de Deu de Montserrat, ou a Virgem Maria de Montserrat, ou ainda La Moreneta, como é conhecida pelos catalães, pois é uma santa escura.

Quando saimos do trem a vista era essa ai, bonita, porém alta também. Da pra subir de trilha, trem e bondinho. E a nossa era a primeira opção. O Fred tinha olhado e parece que tinha uma de uns 50 minutos que chamava caminho das águas.

Paramos pra tomar um café da manhã e depois, literalmente... pé na estrada. O termômetro do trem marcava 9 graus quando saímos do trem. Da pra ver pelas roupas do Fred e pela Neblina.


A trilha mesmo a gente não sabia onde estava ao certo, mas logo que deu saímos da estrada num lugar que parecia trilha. Como podem ver eu estava com uma blusa azul.

Passamos por outras pessoas, então alguma trilha a gente devia estar seguindo rs. Já tirei a blusa azul. O frio era grande, mas a inclinação também.

E tem montanha pra baixo...
mas tem pra cima também, e lá se vai a camiseta de manga comprida.
Um pouco mais, e eu já estava suado. Quem me conhece sabe que é normal. E além da inclinação teve um bônus de uma súbida que fizemos e tava errado o caminho, ao menos recolhi essa sacola com lixo que tava nesse lugar (pra MP gostar mais de mim)

Chegando (depois de umas 2 horas) da pra ver as construções, que não são tão antigas, e a formação rochosa particular do local com mais detalhes. Que além da santa é uma das atrações do local.


Assim que chegamos conversamos com um catalão que nos recomendou comer isso. O nome, eu vou ficar devendo por agora. Mas é feito de leite de cabra e se come com mel. A consistência está entre um queijo fresco e uma coalhada, tem um gosto suave e é servido com mel. Gaúcho ou Fred, se algum de vocês lembra o nome ou tem uma definição melhor pro sabor e textura comenta ai rsrs.
E onde tem santa tem que ter igreja (mosteiro)...
E onde tem igreja... ou tem curiosos...

ou tem fiéis

E quem mais estava lá? adivinhem? Os castelleres. Tem gente que mora em Barcelona faz mas de ano e não viu esses empilhadores de gente tantas vezes como nós.



Depois fizemos o passeio da santa cova. Descemos um trenzinho cata níquel, pois anda muito pouco perto do tanto que tem que andar a pé depois. Mas faz parte...
No caminho de onde ele deixa a gente até a capela da santa tem imagens, esculturas ou pinturas como essa de cada um dos mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos.

A vista lá de cima é fantástica, ficamos até umas 3 da tarde e depois fomos embora. Pela trilha? a não né, tinha que ver se o trem era bom rs.

Deixamos pra trás o museu que não vimos e não fomos em umas trilhas que tem lá de cima também. Mas foi um passeio ótimo.

Abração galera e essa é a vista do pé do morro!!!

Nenhum comentário: