sexta-feira, 19 de novembro de 2010

10 a 12/11 - Congresso Istambul-Turquia - primeira parte

Viagem de Novembro...
é, pontualidade realmente num é o forte de brasileiros.
Vamos ver se ao menos eu salvo as "notícias" da viagem com uma boa memória.
No dia 10 de Novembro, aniversário do Fred, saímos cedo para o aeroporto, lá pelas 5 da manhã. Antes disso os preparativos não foram muitos, fizemos os posters que iamos apresentar. Na verdade eu ia apresentar, e o Fred levava um para participar de um concurso, mas a apresentação era oral. E além de mandar fazer o poster, antes da viagem ainda, troquei alguns emails com a Derya, que falarei bastante ainda.
A viagem começou cedo, e os erros também. Pegamos o onibus para o aeroporto e o avião para Paris. Quando descemos em Paris o Fred perguntou, e ai, tudo bem e eu disse que não, pois tinha acabado de perceber que havia perdido o poster, e não dava para buscar em Barcelona, pois tinha ficado no onibus. Tudo bem, a gente faz outro.
Chegamos em Istambul e fomos para o albergue, chegando lá tinha uma cama de casal esperando a gente. Ui, ainda bem que tinha outro quatro livre no albergue com cama de casal. A noite cai cedo lá e essa foi uma das primeiras fotos em frente a mesquita sultanahmet.



No albergue ligamos pra Derya do Skype e combinamos de sair a noite em Taksim que é onde tem mais gente a noite. A Derya, para quem não conhece é uma turca que morou no brasil em campinas na casa da MP em campinas por tres meses, entre julho, agosto, setembro e outubro mais ou menos, fazendo estágio. Então eu a conheci mais ou menos no Brasil e quando cheguei em Barcelona ela ainda estava lá. Como ela gostou muito do Brasil e foi muito bem acolhida lá, ela queria que nós fossemos bem acolhidos em Istambul também, e como ela ainda estava buscando trabalho teve um tempo de ser turista com a gente como ela mesmo dizia. E assim começamos seis dias falando ingles, afinal era a lingua em comum.
No primeiro dia, "jantamos" eu e o Fred numa lanchonetez e começamos a ver e provar os doces turcos. Depois, em Taksim, com a Derya, demos uma volta e fomos em um lugar tomar chá, era um lugar interessante, bem agradável, onde vão vários estudantes, e por isso, apesar de ser central, é mais barato. Lá conversamos um pouco, combinamos os próximos dias e fomos embora. E em algum momento, a Derya lembrou de me entregar um chocolate vindo do brasil, muito bom rs =)

Detalhe dos banquinhos e mesinhas para tomar chá

Dia 11. Nesse dia começava o congresso. Bem lembrado, havia um congresso. Como a nossa apresentação não era esse dia, a Derya ficou de imprimir o poster para a gente e nós fomos direto ao congresso pela manhã. Foi uma aventura, pois era longe, pegamos o tram, depois o metrobus e depois teriamos que pegar uma vã fretada do congresso, como não achamos pedimos informação. E nesse ponto os turcos parecem bastante os brasileiros, bem solicitos e interessados a ajudar, mas falar ingles que "é bom", nada. Antes de pegar o onibus quis comprar uma agua, o menino falou o preço, e lógico que eu não entendi, perguntei em ingles e ele não sabia, estavamos quase partindo para a mímica quando ele teve a boa ideia de me mostrar uma moeda de cinquenta centavos. Matei a sede e pegamos o onibus certo, no sentido contrário. Um turco nos ajudou e nós descemos pagando menos do que o valor correto, após uma negociação dele com o cobrador (ao menos foi o que entendi). Enfim, depois de umas 2 horas e tanto e muita risada chegamos ao congresso. Nesse primeiro dia só ganhamos uma mochila bacana, demos uma olhada e voltamos. Só a foto com as bandeiras na frente do congresso para tentar provar nossa ida.


A Derya foi nos encontrar no albergue, saimos para comer em çemberlitas. Comi um prato vegetariano com beringela feito tipo na churrasqueira, muito boa. Além disso tomamos essa bebida que da pra ver na foto. É tipo um iogurte natural salgado. Eu até achei interessante, embora seja um pouco estranho, e a quantidade também não é pequena.

Despenteado? bom, como sempre né? ou talvez um pouco pior

Depois fomos em Tophane fumar um narguile, esse dia foi muito legal. Porque o rapaz que tava atendendo a gente gostou da gente, gostou do fato da Derya estar mostrando Istambul para dois brasileiros por pura amizade e ficou impressionado com o fato do Fred beber o chá quente em pouquissimo tempo (eu também acho incrivel, afinal quando ele acaba eu ainda estou queimando a lingua). E por conta de tudo isso o nosso Narguile foi bem cuidado o tempo todo para funcionar bem, ganhamos chá extra além de uma porção de batata e de um docinho. Foi muito bom. Saimos próximo da meia noite para não perder o último bonde.

Calma mãe, é montagem =P

Dia 12. Congresso de novo, apresentação do Fred, levamos os posteres, e dessa vez só levamos uma hora e meia para chegar ao congresso. Um tempo bom, pois era realmente longe.

Fredão apresentando e eu no salão dos pôsters.

No começo da noite, já com a nossa amiga-guia, andamos por perto do albergue e visitamos o bairro de Sultanahmet que da nome a mesquita que é a maior de Istambul, e foi feita para rivalizar com a Hagia Sofia, que fica em frente, e que já foi igreja católica, mesquita e agora é museu. Além de outros pontos importantes vimos Sultanahmet...

por fora...

e por dentro. Só num podia fazer barulho na hora da reza nem entrar de sapato.

Depois fomos jantar... mais comida Turca... eba. Quer dizer, antes da janta comemos um (ou mais) docinhos. Nem gosto de lembrar, muito bom mesmo.


e depois fomos para Taksim para a janta, que tava uma delícia também, beringela, arroz com feijão turco, algo próximo de uma coalhada, xaruto de uva com legumes e uma abobrinha refogada, tudo muito bom.

tira essa foto logo que eu quero comer rs.

Por fim um barzinho, uma cerveja gelada e música Turca pop

num deu para cantar junto, mas foi bom.
E nesse bar teve uma parte engraçada. Fui ao banheiro e depois de descer as escadas me deparei com duas portas, uma escrita bay e a outra bayan, e desenho de homem ou mulher que é bom nenhum. Fazer o que né. Comecei a rir sozinho... e segurei a vontade esperando alguém sair para ver qual era o masculino.

E por fim um video da animação do barzinho.

E essa é só a primeira parte (que eu lembro) da viagem.
Abraços, e quem tiver a oportunidade conheça a Turquia, e claro, coma muito.

Nenhum comentário: