sábado, 22 de janeiro de 2011

Milão - 24 a 27/Dez/2010

No dia 24 pela manhã saímos de Barcelona rumo a duas semanas na Itália,
festas, aniversário, encontro com amigos do Brasil, de Barcelona. Muitas coisas mais ou menos planejadas, mas não dava para imaginar como seria, afinal ao sair tinhamos hotel/albergue em 3 cidades (até o dia 02/jan) e nenhum transporte comprado a não ser a viagem de volta dia 08/Jan saindo de Pisa.

Chegamos em Milão na hora do almoço, o tempo não ajudava, fomos ao hotel onde uma chinesa nos atendeu muito bem e nos recomendou um restaurante ali ao lado, de chineses também, onde comemos uma pizza antes de sair para dar uma volta.

Primeira parada o Duomo é claro (os guarda-chuvas denunciavam o mal tempo).

Depois fomos andar, passamos pela avenida da moda, cheia de lojas de marca, passamos no mercado para comprar um panetone e outras coisas para num gastar mta grana na rua. Também tinhamos a missão de encontrar a comunidade de sant'egidio para celebrar o Natal com eles, e como o tempo não ajudava fomos as 6 da tarde até o endereço que encontramos na internet (embora o horario de encontro lá fosse só as 8 da noite), mas por sorte como era vespera de Natal eles fizeram as 18:30, então chegamos bem a tempo e os conhecemos a igreja e algumas pessoas da comunidade e combinamos de ir no dia seguinte para celebrar o Natal em um dos locais.
Detalhes da Capela onde é celebrada a pregaria da comunidade em Milão

Depois fomos ao Hotel, sem saber o que fariamos ainda para celebrar o Natal. Como o tempo não ajudou resolvemos comer em algum lugar ali perto, porém antes

abrimos o panetone no hotel. FELIZ NATAL!!!

Depois, é lógico que só achamos o restaurante dos chineses aberto na noite de Natal e ali jantamos, mais pizzas, com vinho para celebrar e eu ainda comi o tal tiramisú, muito bom mesmo.

E foi assim nossa noite de Natal.

No dia seguinte fomos pela manhã para o lugar onde almoçariamos junto com a comunidade.

Em Milão houveram 4 locais de almoço. Antes das pessoas chegar eu e o Fred ajudamos a colocar esse papel dourado naquele pilar do extintor rs, e fizemos outras coisinhas.

Esses almoços são feitos para convidar todos os amigos da comunidade, ou seja, as pessoas ajudadas por ela. Esse local que a gente foi era o almoço dos alunos da escola de italiano para estrangeiros, que é um apoio para os estrangeiros que não sabem o idioma. Nos mesmos moldes de todas as atividades da comunidade, com serviço voluntário e sem custo para os alunos.

Foi bem divertido,
o Papai Noel nos deu um calendário do ano, e teve uma Tombola, ou um bingo no qual muitos ganharam presentes.

Nos fomos convidados para almoçar nesse lugar para ajudar entre outras coisas nas conversas com os latino americanos. Na minha mesa haviam peruanas e africanos e asiaticos, então falei um pouco em espanhol e um pouco em ingles, além de arriscar umas palavras em italiano, e o Fred ficou só com latinos. A comida estava muito boa, com direito a primeiro, segundo prato, suco, sobremesa, panetone e pão de ouro.

Fred na sua mesa e eu numa foto com todos que desejaram Feliz Natal em suas linguas. Como o Fred refugou sobrou pra mim falar em portugues, pois não haviam outros brasileiros.

Quando saimos de lá já estava escuro ( 5 da tarde) e só demos umas voltas, fomos a estação de trem comprar a passagem para ir ao lago Como, mas pela previsão do tempo desistimos de ir no dia seguinte.

Então no dia 26 pela manhã fomos no museu de ciencia e tecnologia Leonardo da Vinci. Bastante grande e cheio de coisas interessantes.

Esse museu podia fotografar, então uma mostra dos desenhos de Leonardo
e uma lembrança direto do mundo da lua numa seção de evolução de equipamentos de som

Depois fomos ao castelo Sforzesco

onde o museu tem várias seções:

de instrumentos musicais (economiza o baixista esse ein)

pinturas (mal sabiamos que iamos nos cansar desse tipo de paineis)

medieval e várias outras salas (num deu tempo de ver todas)

vista desde o parque em frente ao castelo

Pra terminar o dia fomos ver essa estátua do Leonardo da Vinci, não podia entrar no lugar, mas dava pra fazer umas fotos. É num lugar meio afastado e não tinha nada por perto. Depois na volta entramos num mercado ao lado da estação de metro e tinham vários produtos feitos com produtos de outros continentes. Não eram caros e eu achei interessante mas não procurei ainda sobre o "outro mercado", em italiano altromercato, que parece fazer um trabalho interessante.

deu para matar saudades do guaraná, claro que num é tão gostoso como o nosso refrigerante, mas até mesmo porque é mais natural.

Na manhã seguinte só deu tempo de arrumar o quarto e ir para o Lago Como. Depois voltamos só para pegar as malas e ir para Bolonha.