sábado, 22 de janeiro de 2011

Assis 29-30/Dez

Depois de uma longa viagem noturna em trem chegamos a Assis, cidade de São Francisco de Assis.
Na verdade o trem para em Santa Maria dos Anjos que é a cidade vizinha.

A viagem de trem, além de ser noturna, tinha o inconveniente de ter que mudar de trem. Ainda bem que o Fred acorda fácil e evitou que a gente fosse para Nápoles. Outro problema foi sentar no nosso lugar, pois o trem vinha de outro lugar e já havia gente dormindo, mas demos um jeitinho depois de ficar um tempinho em pé.

Chegamos umas 8 da manhã e ligamos para uns amigos de Barcelona que estavam ai numa peregrinação de jovens da comunidade de santo egidio. Eles tinham um encontro e combinamos de nos encontrar pela tarde. Então enquanto isso fomos atrás do hotel onde eles estavam. Chegando lá vimos que a diária era bastante cara e resolvemos procurar outro lugar, e por sorte, andando para um lado e pro outro encontramos com nossos amigos que disseram que para quem estava no encontro o preço do hotel estava mais barato. Então voltamos lá e fomos conhecer a cidade de Assis.


A estrada que liga as duas cidades é bem curta e fomos a pé curtindo o visual da cidade de Assis que fica em cima de alguns morros e é super bonita.

Chegando lá fomos conhecer a igreja principal que tem pinturas da vida de São Francisco

e logo começamos também a nos deparar com muitos presépios.


E a explicação veio depois por meio de algum amigo da comunidade que nos disse que São Francisco que inventou o presépio. E esse gesto na sua época teve uma grande importância, pois ele colocou uma criança para representar Jesús, embora as crianças não fossem importantes na sociedade da época, muitas nem tinham nome até certa idade.

Demos uma pequena volta pela cidade e depois fomos ao hotel para comer e re-encontrar os nossos amigos de Barcelona. E em seguida voltamos para Assis para uma passeata com velas.

com música

e com alguns depoimentos.

A noite voltamos para o Hotel, que tinha essa bela vista para a cidade de Assis

e como o último dia do encontro houve uma celebração de despedida, pois haviam jovens de vários países da Europa.

Nessa foto eu e o Fred com a comitiva espanhola do encontro, com membros de Barcelona, Madri e Manresa. A festa foi bem divertida, com música, teatros engraçados e muita animação.

No dia seguinte sobrou um tempinho para uma conversa final sobre a viagem, mais um bom almoço no hotel e um passeio por Santa Maria Degli Angeli, onde visitamos essa igreja, que dentro tem uma pequena capela onde São Francisco esteve durate a vida.

Foi uma visita rápida, e seria interessante voltar, principalmente pela paisagem de cidade pequena, no meio dos morros, um lugar bem aconchegante.

Nenhum comentário: