sábado, 22 de janeiro de 2011

Bologna - 27 a 28/Dez

Bologna é uma cidade bastante interessante. Tem na arquitetura um traço marcante que são os pórticos, ou arcos. Como esses ai abaixo.



Em quase todos os locais existem arcos. Não tem muitas calçadas a céu aberto, voce está sempre andando embaixo de coberturas. Além disso algumas das atrações da cidade são museus, igrejas e um pouco de vida universitária, pois a Universidade de Bolonha é bastante antiga e importante.

Dentro de uma igreja, ou de um conjunto de igrejas existe a suposta "pia" onde Poncios Pilatos lavou as mãos. Mas análises sugerem que essa peça tenha sido construída depois, por volta do séculos 7 ou 8.

Outra marca da cidade são as portas. Como várias das cidades romanas, havia uma muralha cercando a cidade. E para entrar havia várias portas como está, que estão a maioria conservadas.


Além de museus e igrejas, uma das marcas importantes de Bologna são as torres tortas. Se pode pagar para subir na maior e ter uma vista panorâmica. Infelizmente não fomos.

Por causa das festas de fim de ano elas estavam bem iluminadas.

Uma interessante igreja fica bem no centro da cidade. Infelizmente estava tampada. Mas pelo pouco do que da pra ver, na imagem do pano que cobre a fachada da igreja, percebemos que a igreja está, na parte de cima, construída por outro material. Isso se explica pois quando ela estava sendo construída, tinha um projeto que a tornaria a maior igreja católica, superando a grandiosidade da basílica de São Pedro no Vaticano. Dessa forma a obra foi "embargada" e a população terminou com materiais mas baratos.

Ali ao lado está a praça de Netuno, detalhes para a sombra na parede a direita e o idiota tentando imitar a pose na frente


Os museus, embora não tenhamos tido tempo de ver muitos, tem um bom diferencial que é o preço. Então ou se entra de graça ou se paga muito pouco para entrar.

entramos um que tinha coisas de civilizações antigas.


E enquanto pudemos aproveitamos um pouco isso dos museus gratuitos

Foi meio corrido mas vimos um pouco dos vitrais como em Milão

E aproveitando as informações da guia da viagem para Vic fomos vendo a evolução da pintura, com a utilização da perspectiva nessa aqui acima, em contraposição com a anterior.

Depois de passear por museus durante o dia, achamos um restaurante com aperitivo, ali perto das torres. Ali pagamos 7 euros, que incluia uma bebida e comida a vontade. Em outros lugares é comum também pagar só a bebida e comer a vontade, como um bar italiano aqui em Barcelona que fui uma vez. Depois da janta saímos com as malas, que já haviam sido companheiras durante o dia quase todo, para dar uma última olhada em alguns locais antes de ir para a estação de trem, pois tinhamos trem para Assis as as 2 da manhã.


A arquitetura e as luzes pela noite deixam a cidade muito bonita

ainda mais com as luzes de fim de ano.

Chegamos por volta da 01:30 da manhã na estação e como o termometro num deixa mentir estava friozinho.

Nenhum comentário: