Quando abrimos o guia de viagens para Roma, ali dizia que era uma cidade que não importava o tempo que a gente ficasse na cidade, pois sempre haveria coisas a mais para se fazer. E realmente estava certo.
Chegamos no dia 30 pela tarde, depois de vir de Assis de onibus com a comunidade de Santo Egídio. A viagem foi bem legal, conhecemos melhor os portugueses que estavam em Assis e lembramos um pouco da música popular brasileira.
Roma foi a primeira cidade que tinha certeza que ia, e o Maicon, meu amigo que está morando em Cambridge já havia reservado albergue para dormir nos dias 30, 31 e 01 de janeiro.
Mas para começar a colocar as fotos no dia 30 o único local que conhecemos foi a igreja de Santa Maria em Trastevere, que é uma das cedes da (imensa) comunidade de Sto Egidio, em Roma
Depois fomos ao albergue e o Maicon já estava lá com a Natália e dormindo.
No dia 31 pela manhã, meu aniversário, saímos para passear pelo Vaticano. pensamos em entrar no museu, mas a fila estava imensa. E como era caro deixamos para talvez entrar outro dia.
algumas fotos do vaticano
panorâmica do Fredão
e eu e ele abraçadinhos, afinal estavamos juntos com o Maicon e a Natália e o outro casal de amigos da Natália que conhecemos lá, a Bruna e o Fabrício. Também entramos na basílica de São Pedro e vimos os túmulos dos papas. Ficou faltando a Capela Cistína que é junto com o Museu.
Pela tarde fomos no Castelo de Sant'Angelo
que tem algumas exposições como uma de Garibaldi,
além de uma bonita vista da cidade.
A noite fomos passar o Ano Novo perto do Coliseu. Muita muita gente e ficamos bem longe do palco. Mas foi gostoso tomar uma champanhe, dar um abraço nos amigos e ver a queima de fogos. Não foi a mesma coisa que passar com a família como normalmente é, mas foi bom também.
Caraguá tem mais fogos rs, e menos bombinhas, porque, o que esses italianos fazem de barulhos nesses dias não é brincadeira.
Nessa só faltou o Fred
Após o fim do show a multidão começou a ir embora, e em algo que parecia uma tradição (um pouco sem noção) começaram a quebrar as garrafas de champanhe no meio da rua, abrindo um grande espaço vazio onde só as garrafas eram arremessadas.
No dia seguinte, fomos numa passeata pela paz. Mais uma atividade com a comunidade. Na foto, portuguesas e uma italiana na esquerda, que também falava portugues
no canto esquerdo também da pra ver que o Fredão tava com um balãozinho azul. Do lado dela está a Francesca, uma italiana que fala portugues bastante bem e que nos ajudou muito durante a viagem, e até depois, pois o Fred esqueceu um documento em Roma e ela deu jeito de pegar e mandar pra ele.
Ta vendo aquela janelinha ali. Era o papa falando em várias linguas, como que abençoando o Ano no primeiro de janeiro.
Como a lista de lugares que fomos é grande, na sequencia tem algumas fotos. No fim das contas resolvemos ficar dois dias a mais em Roma, a Francesca nos arranjou casa de amigos para dormirmos e além dos passeios mais turísticos fomos em um bingo num asilo (o duro era os velhinhos tentando falar com a gente, em italiano)
Eu e o Fredão no Coliseu
e mais uma galera
coliseu e uma área vip
Coliseu por fora
quase que eu cheguei a tempo para sair na foto
mas pra janta eu não me atrasei
foro romano
em um dia de céu muito bonito
peça de museu ali dentro do foro
e ruina que não acaba mais no foro
um memorial de civilizações orientais que tiveram contato com os romanos
igreja de são bartolomeu, que fica numa "ilha" no rio da cidade
mais ruínas romanas
piazza espagna
praça do povo
arco entre o foro romano e o coliseu
E por fim, porém muito importante:
A Fontana de Trevi
Passei por lá para jogar minha moedinha, vai que da certo e eu volto pra lá. Vale muito a pena, pois tem muita coisa para ver ali.